terça-feira, 19 de novembro de 2013
0 comentários

Os danos do revenge porn

08:59
Fiquei sabendo ontem, pelo blog da Lola, que o Fantástico fez uma reportagem com a Fran, de Goiânia, menina que infelizmente ficou conhecida no Brasil inteiro depois que o ex-namorado divulgou um vídeo dela na internet, pasmem, fazendo sexo. Não matando, não roubando, não xingando pessoas em caixas de comentário na internet. Fazendo sexo. Coisa que quase todo mundo faz, diariamente, no mundo todo.



A reportagem foi muito bacana. Não detectei nenhum traço de sexismo nela, o que até alguns anos atrás não seria nenhuma surpresa. Na verdade, ela foi superinformativa e conscientizadora. Fico feliz de ver uma emissora forte como a Globo passar uma mensagem dessas, especialmente quando a mesma emissora apresenta uma novela que associa homofobia, infidelidade e misoginia ao cara gente boa.

Essa modalidade de revenge porn está, infelizmente, cada vez mais comum com o avanço da tecnologia. Se antes tudo o que o machistinha podia fazer era falar mal da mulher pela cidade, hoje ele conta com todo um aparato tecnológico que permite que ele distribua o rosto e as informações pessoais da mulher em questão pelo mundo inteiro, jogando-a para os leões sempre prontos a julgar a liberdade sexual dos outros (aliás, das outras, porque os homens dos vídeos nunca são vítimas de críticas).

Acho que esse é o tipo de situação em que é impossível mensurar o tamanho do estrago, a não ser que a gente viva na pele.

Arrisco-me a dizer que nunca, em nenhum dos casos que caiu na grande mídia, o homem foi culpado de alguma coisa. Depois, talvez, considere-se que ele não deveria ter vazado as imagens (poxa, que chato!); mas a esmagadora maioria vai seguir por linhas como “ela se deixou filmar”, “bem feito, quem mandou ser vadia”, “onde já se viu, fazer sexo!”. Se o ato for remotamente fora do arroz-com-feijão da população em geral, então, esqueça o bom senso. Sexo à três? Bruxa! Anal? Bruxa! Não tem jeito.

E o mais triste é perceber que isso não é de hoje. Desde os tempos do finado Orkut, quando o Whatsapp não era nem uma possibilidade remota, mulheres já tinham suas vidas futricadas e destruídas desse jeito.

A esperança que fica é que hoje é possível revidar. É, sim, crime quando uma pessoa divulga imagens suas fazendo qualquer coisa – sexo, escalada, banho de sol, etc. – sem a sua autorização. Isso se chama direito de imagem. E, claro, a coisa se agrava pelo dano emocional e financeiro causado pela infantilidade do sujeito que divulga as imagens.

Mas eu sou sempre o insatisfeito. Ainda espero por um tempo em que casos como esse não ocorram mais e, se ocorrerem, que toda a opinião pública se volte contra o responsável pelo vazamento, não conta a mulher, vítima da situação. Ainda tenho esperanças que casos como o da Fran, que teve até um movimento de apoio ridicularizado, sejam coisa do passado.


E que os vídeos compartilhados pelo Whatsapp se limitem a gatinhos engraçados.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top