segunda-feira, 18 de novembro de 2013
0 comentários

Revistas que estupram

11:44
Minha primeira grande aventura escrevendo a minha opinião sobre algo foi um texto, humilde até, sobre revistas femininas. Se você quiser se arriscar, é esse aqui, a estreia do blog e ao mesmo tempo um artigo de opinião para o jornal laboratório da faculdade. Foi só um arranhão, claro, até porque eu tinha um limite rígido de caracteres pra respeitar e, honestamente, não tive tempo, na época, para dedicar ao assunto o tempo que ele merecia.

Hoje, então, decidi falar não sobre as revistas femininas, mencionadas no primeiro texto, mas sim sobre as masculinas. Existe uma pesquisa da Universidade de Surrey, no Reino Unido, que apresenta uma informação alarmante: homens não sabem diferenciar frases que foram ditas por estupradores condenados daquelas publicadas por revistas masculinas. Yeap, é isso mesmo. Os pesquisadores colocaram uma série de frases na frente dos homens, que tinham entre 18 e 46 anos, que participaram do teste. Algumas das frases vinham de revistas masculinas quaisquer e outras vinham do livro “The Rapist Files”, que reúne uma série de entrevistas com estupradores assumidos.

O esquema todo do teste era bem simples: ler as frases e escolher aquelas com as quais os homens mais se identificavam. Tudo isso, claro, sem saber de onde elas tinham saído. No final, a surpresa: os homens pesquisados se identificavam muito mais com as frases ditas pelos estupradores.

Depois disso, os pesquisadores pegaram um novo grupo de homens, dessa vez entre 18 e 30 anos, e apresentaram as frases mais uma vez. Agora, eles teriam que apontar quais eram as frases mais pejorativas. Adivinha quais eles escolheram? Exatamente, as piores – na opinião desse grupo de sujeitos – eram as que vinham das revistas masculinas. Por fim, eles tinham que dizer quais frases vinham das revistas e quais vinham dos estupradores: a maioria não conseguiu diferenciá-las.

Para os pesquisadores – e pra mim – não tem muito mistério. O discurso utilizado pelas revistas masculinas é extremamente machista e segue o mesmo padrão daqueles utilizados por estupradores para justificar seu crime. Sabe o papo de “usou roupa curta”, “estava pedindo por isso”, “não devia andar sozinha de noite” e similares? Pois é, eles são a justificativa machista para um comportamento que não tem explicação. Afinal, a culpa pelo estupro é somente do estuprador; assim como a culpa do assalto é do assaltante, e assim por diante.

Segundo uma das pesquisadoras, Miranda Horvath, “essas revistas apoiam a legitimação de atitudes e comportamentos sexistas e precisam ser mais responsáveis sobre o retrato que fazem da mulher, tanto em palavras como em imagens. Há alguma coisa claramente errada quando as pessoas sentem que o tipo de linguagem usado em revistas masculinas poderia ter vindo de um estuprador”, afirma.

O repórter pode até não perceber, mas está dando a desculpa que o estuprador precisa para cometer o crime, quando seu papel seria justamente o oposto, questionar essas desculpas e conscientizar as pessoas de que errado é estuprar, não usar roupas curtas ou se embriagar.


E se você duvida que essa linha é muito mais tênue do que deveria, tente diferenciar a origem das frases a seguir e me diz se não é assustador viver numa sociedade em que os discursos de uma revista de circulação nacional e o de um estuprador são idênticos.

  1. Existe uma maneira de você dizer se uma garota quer fazer sexo… é o jeito como elas se vestem, elas se exibem.
  2. Algumas garotas andam com shorts curtos… mostrando o corpo… isso faz com que o homem comece a pensar que se ele pegar alguma coisa como aquela, o que ele fará com isso?
  3. Uma garota pode querer sexo anal porque isso faz com que ela se sinta incrivelmente safada e ela gosta de se sentir como uma puta suja. Se for o caso, você pode tentar todos os tipos de atos de humilhação para ajudá-la a viver aquela fantasia imunda.
  4. Garotas de programas… elas sabem exatamente como deixar um homem louco. Eu desisti de namoradas. Elas não sabem como me satisfazer, mas garotas de programa sabem.
  5. Você descobrirá que a maioria das garotas reluta em ir para cama com alguém ou se ajoelhar no banco de trás de um carro. Mas você pode seduzi-las, e elas farão isso com vontade.
  6. Acho que a maioria das mulheres é certa. Mas algumas são putas… as putas são os tipos que… precisam ter sexo duro e pesado.
  7. Garotas são como massa de modelar. Se você aquecê-las pode fazer o que quiser com elas.


As respostas são (o texto está em branco, selecione para conferir): 1. Estuprador; 2. Estuprador; 3. Revista; 4.Revista; 5. Estuprador; 6. Estuprador; 7. Revista.


E aí, acertou?




0 comentários:

Postar um comentário

 
Toggle Footer
Top